Artrose do Joelho

O que é artrose do joelho?

A artrose do joelho é um conjunto de alterações degenerativas da articulação. Nas situações de artrose existem lesões ou um desgaste mais global das esturutras, principalmente da cartilagem, dos meniscos e dos ligamentos. Dessa forma, muitas vezes o tratamento pontual de cada uma dessas lesões pode não funcionar. A artrose pode acontecer pelo envelhecimento normal do joelho (artrose primária) ou por situações que levam a um desgaste precoce do joelho, como fraturas, infecções ou doenças reumatológicas como a artrite reumatoide ou hematológicas como a hemofilia (artrose secundária).

Qual o quadro clínico dos pacientes com artrose do joelho

Pacientes com artrose da articulação do joelho normalmente apresentam queixas de dor e aumento de volume no joelho causado por inchaço ou derrame articular (acumulo de liquido dentro do joelho). Essa situação acontece devido as alterações inflamatórias geradas pela artrose. Nos quadros iniciais os sintomas são leves, mas conforme a artrose vai ficando mais grave e a articulação vai ficando mais acometida, os sintomas tendem a piorar. Uma característica da artrose é a rigidez matinal, que acontece quando o paciente acorda sentindo as articulações mais “duras” e sem movimento, somente melhorando quando começa a fazer movimentos. Em casos mais avançados os pacientes começam a ter limitação para as atividades, que tendem a piorar com a evolução do quadro. Perda de movimento da articulação do joelho também pode ocorrer, gerando situações que o joelho não consegue mais dobrar ou esticar totalmente. Em casos avançados também podem acontecer deformidades da perna, ficando esta mais curvada para dentro (varo) ou para fora (valgo), a depender do compartimento mais acometido. 

Como é feito o diagnóstico da artrose do joelho

O diagnóstico da artrose do joelho é feito por meio de exame físico e exames diagnósticos complementares. No exame físico o paciente apresenta dor difusa no joelho em caso de um acometimento mais global ou específica em um ponto caso somente um dos compartimentos seja acometido. Também costuma estar presente derrame articular. Em crises inflamatórias o joelho pode estar com aumento de temperatura. Para a confirmação do diagnóstico, é importante a solicitação de radiografias com carga do joelho, feitas com o paciente em posição ortostática (em pé). Essas radiografias conseguem definir o grau de artrose, visto principalmente pela diminuição do espaço articular do joelho. Casos mais leves ainda apresentam espaço articular preservado, enquanto casos mais graves já não apresentam mais espaço articular e existe o contato de “osso com osso”. Outros exames também podem ser solicitados, como por exemplo a ressonância magnética. A ressonância, porém, não é tão útil para o diagnóstico que já é feito pelas radiografias, mas pode ser útil para avaliar lesões associadas, edema ósseo ou eventuais corpos livres.

Qual é o tratamento da artrose do joelho?

O tratamento da artrose do joelho pode ser dividido em dois grandes grupos, o tratamento conservador e o tratamento cirúrgico.

Tratamento conservador

Como modalidades de tratamento conservador podemos citar as medidas de reabilitação fisioterápica, focada principalmente no fortalecimento de quadríceps e glúteos, medidas de controle da dor como por exemplo a acupuntura e o uso de medicações via oral ou intra-articular.

Como medicações via oral podemos citar os derivados de glucosamina e condroítina e os colágenos. Medicações como analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser usados para o controle da dor, mas com cuidado para evitar efeitos colaterais de seu uso prolongado, principalmente relacionados a anti-inflamatórios não hormonais e analgésicos opióides.

As infiltrações do joelho também podem ser utilizadas para o tratamento da artrose do joelho. Medicações que podem ser usadas dessa forma são os corticoides e o ácido hialurônico. Os corticoides podem ser usados em crises para um controle de dor mais curto, já que seu efeito é menos prolongado. As medicações a base de ácido hialurônico podem ser utilizadas também para o controle da dor e podem ser aplicadas novamente se necessário com um período de intervalo em torno de 06 meses. Apesar de não modificarem a evolução da artrose em muitos casos, o uso de medicações intra-articulares nos quadros de artrose ajuda bastante no controle da dor.

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico definitivo da artrose é a artroplastia total do joelho, ou prótese de joelho. A prótese de joelho consiste em retirar a cartilagem, menisco e ligamentos degenerados e substituir por um implante metálico no fêmur e na tíbia com um componente de polietileno entre eles. A prótese de joelho funciona bem para casos onde existe artrose avançada e sintomática, quando existem quadros de dor recorrentes e perda da função, com prejuízo da qualidade de vida dos pacientes. A prótese é indicada nos casos de falha do tratamento conservador. O objetivo da prótese é deixar um joelho alinhado, sem as deformidades prévias, com bom arco de movimento e sem dor, melhorando a função do joelho e a qualidade de vida dos pacientes.

Além da prótese, em situações muito especiais, outros tratamentos podem ser utilizados para artrose do joelho. A artroscopia do joelho, com lavagem articular e retirada de corpos livres pode ser uma alternativa em situações onde existe bloqueio articular e episódios de travamento causados exclusivamente por um fragmento meniscal ou de cartilagem solto. Essa indicação deve ser realizada com cuidado uma vez que não resolve de forma definitiva o problema da artrose, mas em casos selecionados pode ajudar os pacientes e diminuir a sintomatologia

Outra alternativa pode ser a neurotomia genicular ou bloqueio de nervos sensitivos periféricos ao redor do joelho. Tal alternativa pode ser empregada em pacientes sem condições clinicas ou alguma contraindicação formal para a realização da artroplastia. Essa modalidade também não age diretamente na artrose e sim no controle da dor causada pelas alterações degenerativas e inflamatórias na articulação do joelho, e pode ser empregada como alternativa para melhora dos sintomas dos pacientes.

Dr. Camilo Helito


Agende sua consulta


+55 (11) 3355-3820

+55 (11) 97485-7311

Localização


Rua Barata Ribeiro 490, cj. 83, Bela Vista, São Paulo


© Todos os Direitos Reservados - Dr. Camilo Helito

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital