Lesões do menisco

O que é o menisco?

O menisco é uma estrutura formada por colágeno que existe na articulação do joelho ficando entre o fêmur e a tíbia. Cada joelho apresenta dois meniscos, o menisco medial e o menisco lateral. O menisco medial é maior e tem formato de meia lua, já o menisco lateral é menor e apresenta um formato mais circular. O menisco é fixo na tíbia por meio de suas raízes anterior e posterior e o restante do seu corpo apresenta uma fixação de partes moles na capsula articular do joelho. O menisco medial é mais fixo e o menisco lateral é mais móvel. A função do menisco no joelho é atuar na absorção de impacto, distribuição de cargas na articulação e também na eatabilidade do joelho.

Como acontece a lesão dos meniscos?

Podemos separar as lesões do menisco em dois grandes grupos: lesões traumáticas e lesões degenerativas. 

As lesões traumáticas normalmente ocorrem em pacientes mais jovens e ativos e tem relação com a prática esportiva. Normalmente essas lesões são associadas com outras lesões ligamentares ao redor do joelho. 

Já as lesões degenerativas acontecem em pacientes de meia idade (mais frequentes após os 40 anos) e normalmente não são relacionadas a traumas esportivos maiores. Alguns movimentos como dor intensa no joelho ao dobrar (hiperflexão) podem causar lesões nos meniscos que já apresentem degeneração e perda de elasticidade em sua estrutura. 

Dentro das lesões degenerativas podemos citar as lesões da raiz meniscal que foram descritas com mais detalhes recentemente. Essa lesão acontece na fixação óssea do menisco com a tíbia e quando acontece é semelhante a uma meniscectomia total por fazer com que o menisco perca sua capacidade de absorção de impacto.

Qual o quadro clínico da lesão do Menisco?

As lesões do menisco normalmente estão relacionadas com quadros de dor na interlinha articular do joelho, sendo na parte interna (medial) para o menisco medial e na parte externa (lateral) para o menisco lateral. Lesões do menisco com flaps meniscais (pedaços soltos do menisco na articulação) podem estar realcioandas com episódios de travamento do joelho. Via de regra as lesões meniscais mais agudas podem cursar com episódios de dor, aumento de volume e temperatura do joelho em virtude do quadro inflamatório associado. Algumas lesões especiais como as lesões em alça de balde (quando existe um fragmento do menisco deslocado para o intercondilo) causam um bloqueio da extensão completa do joelho, levando a quadros importantes de dor quando o paciente faz esse movimento.

As lesões com componente mais degenerativo muitas vezes cursam com quadro de dor insidioso, sem episódios agudos mais intensos, embora esses quadros possa se agudizar quando existe um quadro de inflamação associado ao redor do menisco (perimeniscite).

Como é feito o diagnóstico das lesões do menisco

O diagnóstico das lesões do menisco é feito por meio de exame físico e exames diagnósticos complementares. O exame físico demonstra quadro de dor e estalido na interlinha articular do joelho, sendo na face interna (medial) quando a lesão é do menisco medial e na face externa (lateral) quando a dor é do menisco lateral. Os testes mais comuns para diagnóstico da lesão meniscal são os de McMurray e Appley. Normalmente as radiopgrafias simples são normais nas lesões meniscais, exceto nas lesões mais crônicas onde já existe alguma alteração degenerativa do joelho. Dessa forma, a confirmação da lesão do menisco se da com exames de ressonância magnética. O exame de ressonância é importante não só para confirmar a lesão do menisco mas também para que seja feita uma análise mais detalhada do tipo da lesão pra a programação do tratamento. 

Qual é o tratamento das lesões do menisco?

As lesões traumáticas do menisco associadas a instabilidade meniscal normalmente são de tratamento cirúrgico. 

Em pacientes jovens a melhor opção de tratamento para as lesões do menisco é o reparo ou sutura meniscal. O reparo consiste em “costurar” o menisco de volta em sua posição original para que o mesmo cicatrize. Essa técnica de sutura para o reparo meniscal hoje em dia apresenta excelentes resultas e deve ser tentada nas lesões traumáticas que são passiveis de sutura. Com a tecnologia envolvida nesse tipo de lesão, os reparos meniscais tem sido feitas de forma cada vez menos invasiva, facilitando a reabilitação.

Outra técnica cirúrgica do tratamento das lesões do menisco é a meniscectomia parcial ou total. Damos preferencia sempre para tentativa de meniscectomia parcial quando utilizamos essa técnica na tentativa de preservar o máximo possível do tecido meniscal original. Essa técnica consiste na retirada do fragmento meniscal lesado. Ela pode ser empregada nas lesões traumáticas instáveis em que não é possível a realização do reparo meniscal pela gravidade da lesão ou nas lesões degenerativas.

As lesões degenerativas, exceto quando associadas a sintomas mecânicos de travamento do joelho, podem ser tratadas inicialmente de forma não cirúrgica, com reabilitação fisioterápica e fortalecimento. Em caso de não melhora com tratamento conservador uma cirurgia pode ser indicada para melhora do quadro.

Dr. Camilo Helito


Agende sua consulta


+55 (11) 3355-3820

+55 (11) 97485-7311

Localização


Rua Barata Ribeiro 490, cj. 83, Bela Vista, São Paulo


© Todos os Direitos Reservados - Dr. Camilo Helito

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital