Luxação do Joelho / Lesão Multiligamentar

O que é uma lesão multiligamentar do joelho?

A lesão multiligamentar acontece quando mais de um ligamento importante do joelho é lesionado. Os quatro grupos de ligamentos mais importantes do joelho que se enquadram nesse tipo de lesão são: Ligamento Cruzado Anterior, Ligamento Cruzado Posterior, Complexo Ligamentar medial, que inclui o Ligamento Colateral Medial superficial, o Ligamento Colateral Medial profundo e o Ligamento obliquo Posterior e o Complexo Ligamentar Lateral e Postero-lateral, que inclui principalmente o Ligamento Colateral Lateral, O Ligamento Popliteo-fibular e o Tendão do Musculo Popliteo. Essa lesão normalmente acontece em traumas de alta energia, como acidentes automobilísticos, atropelamentos ou quedas de grandes alturas, mas pode também acontecer em traumas esportivos.

Qual a gravidade de uma luxação/lesão multiligamentar do joelho?

Essas lesões são potencialmente muito graves porque quando existe a perda da congruência articular da tíbia em relação ao femur, estruturas nobres neurovasculares podem ter risco de lesão. Além das lesões dos ligamentos que são graves do ponto de vista de cirurgia do joelho, as luxações do joelho podem cursar com lesão do nervo fibular e lesão da artéria poplítea. Quando ocorre lesão da artéria, o paciente tem que ser abordado de forma urgente no hospital. Esse tipo de lesão necessita de abordagem rápida. Felizmente essas lesões não são as mais frequentes, e a maioria das luxações ou lesões multiligamentares não cursam com esse quadro. De toda forma, o cirurgião de joelho deve sempre estar atento ao exame físico desses pacientes.

Qual o quadro clínico de uma lesão multiligamentar do joelho?

Como todas as lesões agudas do joelho, a lesão multiligamentar também gera uma situação de dor, derrame articular (aumento de volume do joelho) e bloqueio de movimento. Isso acontece pois, devido a lesão, existe um sangramento dentro da articulação do joelho. Além desse quadro de “joelho agudo”, a lesão de múltiplos ligamentos gera um quadro de instabilidade importante do joelho. A instabilidade de cada caso varia de acordo com quais ligamentos foram lesados. Quando acontece a lesão do LCA existe instabilidade anterior, lesão do LCP instabilidade posterior, lesão do complexo medial abertura medial ou em valgo e lesão do complexo lateral abertura lateral ou em varo. Frequentemente, nesse tipo de lesão a instabilidade apresentada é bem mais acentuada que nos casos de lesão isolada de cada ligamento. Quanto mais lesões estiverem presentes, mais experiente deve ser o cirurgião para uma detecção adequada de todas elas.

Como é feito o diagnóstico das lesões multiligamentares

O diagnóstico das lesões multiligamentares é feito por meio de exame físico e exames diagnósticos complementares. O exame físico demonstra uma instabilidade acentuada da tíbia em relação ao fêmur. Pacientes que apresentam esse quadro clínico devem ser submetidos a exame de radiografia para avaliação de fraturas associadas e a um exame de ressonância magnética para confirmar a lesão e também na busca de outras lesões intra-articulares associadas, como de menisco, ligamentos e cartilagem, que são bastante frequentes nesses casos. Em caso de dúvida diagnostica, radiografias com stress dos ligamentos lesados podem trazer informações adcionais.

Qual é o tratamento das multiligamentares?

O tratamento mais aceito para a maioria da população ativa que apresenta esse tipo de lesão é o tratamento cirúrgico. Embora possam existir exceções em alguns casos, em que o tratamento conservador pode ser indicado, a grande maioria dos pacientes que apresentam essa lesão se beneficiam do tratamento cirúrgico. Hoje em dia, sabemos que o tratamento deve ser feito de maneira precoce para evitar maiores complicações. A técnica cirúrgica mais aceita é o reparo associado a reconstrução das estruturas extra-articulares, como os complexos ligamentares medial e lateral, e a reconstrução das estruturas intra-articulares como o Ligamento cruzado anterior e o ligamento cruzado posterior. Para a reconstrução temos de utilizar enxertos que são colocados no lugar dos ligamentos rompidos. Quando múltiplos enxertos são necessários, existe a possibilidade da utilização de enxertos de banco de tecidos, que funcionam como um transplante musculo-esquelético. Para essa utilização o cirurgião de joelho deve ser cadastrado para esse procedimento, seguindo as normas da legislação do país. Em nossa experiência, essa utilização de banco de tecidos ajuda muito nos casos mais complexos de lesão e diversos casos já foram feitos dessa maneira com bons resultados. Em casos onde o trauma é muito grave e existe lesão vascular associada ou exposição da luxação, pode ser necessário até mesmo uso de fixador externo no momento inicial da lesão. De toda forma, o tratamento da lesão de múltiplos ligamentos deve ser sempre realizado por cirurgião de joelho experiente.

Dr. Camilo Helito


Agende sua consulta


+55 (11) 3355-3820

+55 (11) 97485-7311

Localização


Rua Barata Ribeiro 490, cj. 83, Bela Vista, São Paulo


© Todos os Direitos Reservados - Dr. Camilo Helito

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital