Lesão da cartilagem

O que é a cartilagem articular do joelho?

Cartilagem é o nome que se dá ao tecido que recobre o osso nas articulações. Todas as articulações possuem cartilagem, não somente o joelho. O joelho possui cartilagem no fêmur, na tíbia e na patela. A cartilagem é um tecido formado por colágeno e tem baixo potencial de cicatrização nos casos de lesão.

Qual o quadro clínico dos pacientes com lesão de cartilagem?

Pacientes com lesão da cartilagem podem ser divididos em dois grandes grupos, pacientes com alterações degenerativas mais difusas na articulação e pacientes com lesões pontuais. Pacientes com lesões degenerativas mais difusas serão enquadrados no grupo de pacientes com artrose do joelho e nesse texto nos focaremos nas lesões focais. O quando clinico dos pacientes com lesão de cartilagem inclui dor no local da lesão, derrame articular (acumulo de liquido dentro do joelho) e piora da função. Caso exista o desprendimento de um pedaço de cartilagem (corpo livre), pode haver também episódios de bloqueio e travamento da articulação do joelho. Normalmente o quadro clinico é exacerbado com atividades físicas, principalmente as de impacto.

Como é feito o diagnóstico das lesões de cartilagem?

O diagnóstico das lesões de cartilagem é feito por meio de exame físico e exames complementares. É possível detectar algumas lesões mais profundas e alterações indiretas provocadas pela lesão em exames de radiografia ou tomografia, mas o exame de escolha para o diagnóstico dessas lesões é a ressonância magnética, que fornece informações do tipo, profundidade e tamanho da lesão, servindo como guia para a definição do melhor tratamento.

Qual é o tratamento das lesões da cartilagem do joelho?

O tratamento das lesões da cartilagem do joelho é muito variável. Inicialmente é possível tentar o tratamento conservador, não cirúrgico, na maioria dos casos, principalmente em pacientes de baixa demanda. Quando existe corpo livre articular associado, normalmente temos que optar pelo tratamento cirúrgico, mesmo no momento inicial. Na falha do tratamento conservador ou em pacientes de maior demanda sintomáticos, normalmente o tratamento cirúrgico é o mais indicado. Existem diversas técnicas de tratamento das lesões de cartilagem, que variam de acordo com o tamanho da lesão e com lesões associadas presentes.

As técnicas mais aceitas hoje em dia e disponíveis em nosso meio para o tratamento das lesões de cartilagem são o simples desbridamento e regularização da lesão, a técnica de microfraturas, que consiste na perfuração das lesões para estimular o sangramento que vem de dentro do osso com objetivo de se formar um tecido cicatricial, o transplante osteocondral autólogo (ou mosaicoplastia), que consiste na transferência de um cilindro de cartilagem saudável para o local da cartilagem lesionada, as técnicas de cobertura com membrana de colágeno, que consistem no desbridamento da lesão, manobras de estimulação óssea e cobertura com tecido de colágeno pré-fabricado e as técnicas de transplante de cartilagem, que consistem da colocação de cartilagem fresca de banco de tecidos no local da lesão, normalmente reservada para lesões maiores e com pouca disponibilidade em nosso meio devido a necessidade de doadores de cartilagem.

Dr. Camilo Helito


Agende sua consulta


+55 (11) 3355-3820

+55 (11) 97485-7311

Localização


Rua Barata Ribeiro 490, cj. 83, Bela Vista, São Paulo


© Todos os Direitos Reservados - Dr. Camilo Helito

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital